O Fazenda Faraó está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, que fica aproximadamente a 120 km da cidade do Rio de Janeiro.
A propriedade do sítio tem 880 mil m² sendo mais de 80% dela é constituída de Mata Atlântica nativa que faz fronteira com a reserva da Serra dos Orgãos em Teresópolis.
Fornecimento de Água
Dentro dos limites da propriedade nasce um rio de águas cristalinas que, devido à geografia do local, forma diversas cachoeiras e piscinas naturais.
Esse rio também é o principal fornecedor de água da fazenda.
Geração de Energia
O convívio com os moradores da região nos fez conhecer o senhor Oscar Cunha, um marceneiro que, desde a década de 80, usa a água de rio para gerar eletricidade para a sua casa e outras residências.
Com o seu auxílio, aproveitamos o rio que passa ao longo do sítio e desenvolvemos um sistema que abastece uma turbina hidráulica, gerando energia para toda a Fazenda Faraó – sem poluição ou dependência de recursos externos.
Aquecimento Solar
O aquecimento da nossa água também segue princípios ecológicos.
Como o Brasil tem abundância em relação à iluminação do sol, aproveitamos esta propriedade e construímos o nosso próprio aquecedor, utilizando energia solar passiva – gerando água quente de maneira limpa e eficiente.
Além disso, toda a água consumida na cozinha e nos chalés é reciclada em tanques de tratamento com filtros minerais e biológicos.
A Construção do Sítio
Nos primeiros meses, começamos a fazer análises em toda a área da propriedade. Nela, procuramos averiguar, além da fauna e flora nativas, as características climáticas e geográficas da região. Esse trabalho acontece até hoje, pois sempre estamos aprendendo um pouco mais.
Identificamos as técnicas de construção utilizadas por moradores locais e dos arredores. Com essa interação, percebemos que poderíamos ter um aproveitamento maior de matérias-primas abundantes no meio ambiente. Assim, em vez de comprarmos materiais de construção e mão de obra distantes e dissociadas do contexto socioambiental, usamos os produtos da região.
Seguindo os preceitos da permacultura, após o período de reconhecimento, começamos a reformar a infraestrutura já existente, tendo a casa-sede como ponto de partida. Depois, construímos o Galpão de Atividades, onde acontecem as refeições, atividades em dias de chuva, dentre outras.
Como o nosso objetivo é receber grupos cada vez maiores, zelamos também por conforto e higiene. Dessa forma, desenvolvemos um projeto de construção de alojamentos confortáveis que não comprometessem o ecossistema local. Inicialmente, erguemos dois chalés com tijolos ecológicos feitos de barro cru. Também usamos técnicas milenares, como pau a pique e fibrobarro. Com isso, nossas construções além de bonitas são mais confortáveis do que as convencionais.
Hoje em dia nossa infraestrutura inclui:
- Acomodações (alojamento, chalés e área de camping)
- Cozinha completa (realiza até 4 refeições diárias)
- Área para refeições
- Área coberta para atividades
- Espaço com jogos
- Campo de vôlei e futebol
- Piscina de água natural
- Extensa Mata atlântica
- Cachoeiras
- Horta Orgânica
- Trilhas ecológicas
- Brinquedoteca